Coreia do Norte: envio de porta-aviões dos EUA é “demonstração perigosa de força”
Vice-ministro da Defesa também criticou apoio de Washington à Ucrânia na guerra contra a Rússia
Altos oficiais militares norte-coreanos criticaram os Estados Unidos nesta segunda-feira (24) pela expansão da assistência militar à Ucrânia e pelo envio de um de seus porta-aviões para participar de exercícios conjuntos com a Coreia do Sul e o Japão, segundo a agência de notícias estatal KCNA.
O vice-ministro da Defesa da Coreia do Norte, Kim Kang Il, disse que o envio de um porta-aviões pelos EUA para a península coreana foi uma demonstração de força “muito perigosa”, deixando portas abertas para a “nova e esmagadora demonstração de dissuasão” da Coreia do Norte, informou a mídia estatal KCNA.
Um porta-aviões nuclear dos EUA, Theodore Roosevelt, chegou à cidade portuária sul-coreana de Busan no sábado (22) para participar de exercícios militares conjuntos no final deste mês com o país anfitrião e o Japão, disseram autoridades navais.
Poucos dias depois da visita do presidente russo, Vladimir Putin, a Pyongyang, Pak Jong Chon, um dos principais oficiais militares da Coreia do Norte, disse que Moscou tinha o “direito de optar por qualquer tipo de ataque retaliatório” se Washington continuasse a pressionar a Ucrânia para uma “guerra por procuração” contra a Rússia.
Poderia provocar uma resposta mais forte de Moscou e uma “nova guerra mundial”, disse Pak, segundo a KCNA.
Ele se referiu aos comentários do Pentágono na semana passada de que as forças ucranianas podem usar armas fornecidas pelos EUA para atacar as forças russas em qualquer lugar além da fronteira com a Rússia.
Washington e Seul têm estado cada vez mais alarmados com o aprofundamento da cooperação militar entre a Rússia e o Norte, e acusaram os países de violar as leis internacionais ao comercializar armas para a Rússia usar contra a Ucrânia. Moscou e Pyongyang negaram qualquer transferência de armas.
Fonte- CNN