Receita apreende encomenda no Aeroporto de Fortaleza contendo um filhote de jacaré

Compartilhe

O animal será entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama).

A Receita Federal apreendeu uma encomenda postal, no Aeroporto de Fortaleza, contendo um filhote de jacaré da espécie caiman latitostris, sem documentação regular. A apreensão foi feita na manhã desta terça-feira (25).

A encomenda vinha do município de Duque de Caxias, do estado do Rio de Janeiro, com destino a Fortaleza. A ação foi executada por meio da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho, na 3ª Região Fiscal, durante fiscalização realizada no Terminal de Cargas do Aeroporto.

Inicialmente, os servidores da Receita Federal se depararam com o animal em uma pequena caixa, sob condições precárias. Nisso, realizaram cuidadosamente a transferência do filhote para uma caixa maior, para que pudesse ficar numa acomodação mais apropriada.

O Decreto 3.607/2000 dispõe sobre a implementação da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção – CITES. As espécies especificadas no anexo II, como é o caso do animal em questão, são aquelas que a CITES considera como ainda não em perigo de extinção, mas que podem vir a estar se não for evitada uma “exploração incompatível com sua sobrevivência”.

Com isso, o animal será entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama), onde os profissionais especializados deverão dar o prosseguimento adequado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content