Extratos bancários terão nomes padronizados a partir de 8 de julho

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Compartilhe

A Febraban pretende, em etapas futuras, estender a padronização para outras operações financeiras

Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irão padronizar as nomenclaturas dos extratos bancários a partir do dia 8 de julho. Inicialmente, a padronização abrangerá as diversas denominações usadas para operações de saque e depósito. A Febraban pretende, em etapas futuras, estender a padronização para outras operações financeiras.

O principal objetivo desta medida é melhorar a compreensão das informações pelos clientes. Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destaca que a padronização será especialmente benéfica para pessoas que possuem contas em mais de uma instituição financeira. “A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, afirmou Faria.

Atualmente, os bancos utilizam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes para suas operações, o que pode causar confusão entre os clientes ao comparar transações similares em diferentes instituições financeiras.

Entre os termos que aparecem nos extratos bancários estão operações como depósito de dinheiro em espécie no correspondente bancário, depósito de cheque em caixas eletrônicos e saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com o cartão da conta.

Os clientes poderão consultar as novas nomenclaturas no site da Febraban.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content