IGP-M Acumula Taxa de Inflação de 2,45% em 12 Meses

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Compartilhe

Em contraste, no mesmo período do ano passado, o indicador apresentou uma deflação de 1,93

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), utilizado como referência para reajustes em contratos de aluguel, registrou uma inflação de 0,81% em junho deste ano, uma ligeira redução em comparação aos 0,89% observados em maio. Em contraste, no mesmo período do ano passado, o indicador apresentou uma deflação de 1,93%.

De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o resultado de junho leva o IGP-M a acumular uma inflação de 1,10% no ano de 2024 e de 2,45% nos últimos 12 meses.

Entre os três subíndices que compõem o IGP-M, todos registraram inflação em junho, embora um deles tenha mostrado uma desaceleração. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede as variações no atacado, teve uma taxa de inflação de 0,89% em junho, abaixo dos 1,06% registrados em maio.

Por outro lado, os outros dois subíndices apresentaram aumento na taxa de inflação. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que avalia o varejo, subiu de 0,44% em maio para 0,46% em junho. Já a inflação medida pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) aumentou de 0,59% para 0,93% no mesmo período.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content