Deputadas defendem protagonismo das mulheres na política

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Compartilhe

As deputadas defenderam mudanças na divisão do trabalho, igualdade salarial e maior representatividade política

Para as participantes do Encontro de Mulheres Parlamentares do P20, realizado em Maceió (AL), a reunião é um marco na construção de uma rede global que permita o protagonismo feminino nas decisões políticas.

Na abertura do evento, a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), comemorou a realização inédita do encontro e destacou a importância da Secretaria da Mulher como exemplo para outras nações. “Não queremos ser mais. Tampouco permitiremos ser menos, ou menores. Essa reunião é fundamental para darmos início a um movimento global que nos fortaleça e proteja nossos direitos garantidos. Como mulheres parlamentares, temos a missão de desafiar os estereótipos”, afirmou.

O encontro foi proposto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL), ao assumir o comando do P20 em outubro de 2023. “Desejamos que essa reunião seja a primeira de muitas outras desse tipo”, disse Lira em seu discurso de abertura. Com o tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o evento reúne mais de 170 parlamentares do Brasil e de outras partes do mundo. “Levaremos à 10ª cúpula do P20, que vai acontecer em Brasília, em novembro, os resultados desse debate que, tenho certeza, será muito profícuo”, completou.

A procuradora da Mulher da Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ), destacou que os temas escolhidos refletem as dificuldades comuns enfrentadas no Parlamento. “Esses temas vão subsidiar as decisões dos países do G20 e propor legislações em defesa da mulher. As trocas de experiência serão facilitadoras ao mostrarem caminhos bem-sucedidos”, destacou.

Para a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, deputada Ana Pimentel (PT-MG), o encontro coloca a agenda das mulheres no centro dos debates do G20 e destaca a necessidade de um novo projeto de desenvolvimento. Segundo ela, a atual divisão sexual do trabalho onera e sobrecarrega as mulheres. “É possível a construção de um outro mundo, que coloca centralmente a defesa do meio ambiente, o respeito ao corpo e à vida das mulheres e a corresponsabilidade dos cuidados”, afirmou.

A secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, preside o grupo de trabalho sobre empoderamento das mulheres que acontece pela primeira vez no P20. Ela ressaltou a importância de discutir questões econômicas em pé de igualdade com os homens e afirmou que há um consenso entre os países do G20 sobre a urgência de propor ações contra a misoginia nas redes sociais.

Para a secretária-geral de Relações Exteriores do Brasil, embaixadora Maria Laura da Rocha, o G20 é o fórum político e econômico com maior capacidade de influenciar positivamente a agenda internacional e avançar na pauta do combate às desigualdades de gênero. Ela lembrou que, durante a presidência australiana do G20 em 2014, foi acordado reduzir a disparidade entre homens e mulheres na força de trabalho em 25% até 2025 e que, a partir do próximo ano, o G20 espera adotar metas sobre igualdade salarial.

A deputada Yandra Moura (União-SE), coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, lembrou que o Brasil possui um dos menores índices de representação feminina nos parlamentos do mundo, ocupando a posição 133 entre 173 países. Desde 2021, o Observatório integra a Secretaria da Mulher da Câmara e promove pesquisas para superar a sub-representação das mulheres na política brasileira. “Nesta reunião tão importante teremos uma oportunidade incrível de trocar experiências e construir parcerias que ajudarão a delinear um futuro mais promissor para a representação das mulheres na política”, disse Yandra Moura.

Também participaram da abertura do evento a coordenadora da bancada feminina no Senado, senadora Leila Barros (PDT-DF), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content