Inep divulga resultados dos recursos de atendimento especializado para o Enem 2024

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Compartilhe

Os inscritos podem conferir se suas solicitações foram aceitas na Página do Participante do Enem

Os resultados dos recursos de candidatos que solicitaram atendimento especializado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os inscritos podem conferir se suas solicitações foram aceitas na Página do Participante do Enem, acessível com login único do portal Gov.br.

Em 2024, as provas do Enem ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro, e o resultado final está previsto para ser divulgado em 13 de janeiro de 2025. O Ministério da Educação (MEC) ainda avalia a necessidade de aplicação das provas em nova data para os participantes do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública provocada pelas chuvas intensas que atingiram o estado nos meses de abril e maio.

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep assegura atendimento especializado e recursos de acessibilidade para participantes que comprovem a necessidade. Durante a inscrição, os candidatos que precisavam desse atendimento tiveram que informar a condição que motivou a solicitação, como baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, entre outras.

Participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular ou outras condições específicas podem ser acompanhados por cão-guia e usar materiais próprios, como máquina de escrever em braile, óculos especiais e lupa, que serão vistoriados pelo chefe de sala. Para aqueles com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira, é necessário indicar o uso de aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.

As lactantes devem levar um acompanhante adulto responsável pela criança que será amamentada durante as provas. O acompanhante e a criança deverão entrar na instituição de ensino no horário regular e não terão acesso à sala de provas. O contato entre a lactante e seu acompanhante será supervisionado por um fiscal, conforme os procedimentos de segurança.

O Inep enfatiza que a participante lactante não poderá entrar na sala de provas com a criança, e ambos devem passar por revista eletrônica. A organização do Enem reforça o compromisso com a segurança e a inclusão, garantindo que todos os candidatos tenham as condições necessárias para realizar o exame de maneira adequada.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content