Farmácia Popular expande distribuição gratuita com dez novos medicamentos

Foto: Divulgação/AGU
Compartilhe

O Ministério da Saúde cobre até 90% do valor de referência, com o cidadão pagando o restante, conforme o preço praticado pela farmácia

A partir desta semana, o programa Farmácia Popular passa a distribuir gratuitamente mais dez medicamentos, incluindo tratamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Até então, apenas medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram oferecidos sem custo nas unidades credenciadas.

Com a atualização anunciada, 39 dos 41 itens do Farmácia Popular agora são gratuitos. Para os demais medicamentos e insumos, o Ministério da Saúde cobre até 90% do valor de referência, com o cidadão pagando o restante, conforme o preço praticado pela farmácia.

A lista completa de medicamentos oferecidos gratuitamente inclui tratamentos para asma, diabetes, hipertensão, anticoncepcionais, osteoporose, dislipidemia, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, além de absorventes higiênicos para dignidade menstrual.

Itens que permanecem na modalidade de copagamento incluem dapagliflozina, usada para tratar diabetes associada a doença cardiovascular, e fraldas geriátricas para incontinência.

Criado em 2004, o Farmácia Popular visa disponibilizar medicamentos e insumos de saúde e está presente em 85% dos municípios brasileiros, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados. A expectativa do Ministério da Saúde é cobrir 93% do território nacional. Foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 municípios, incluindo 352 cidades do Norte e Nordeste que receberam a primeira unidade cadastrada. O credenciamento de novas farmácias está aberto em 811 cidades prioritárias para o programa Mais Médicos, visando reduzir os vazios assistenciais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content