Cientistas confirmam existência de túnel de lava na Lua

Foto: Agência Nacional Espacial Chinesa e Academia Chinesa de Ciência

Cientistas concluíram a demonstração de uma teoria debatida há cerca de 50 anos que sugeria a existência de um túnel de lava abaixo da superfície lunar. A descoberta revelou que o Mar da Tranquilidade, onde a estrutura está localizada, é agora considerado um local promissor para a instalação de uma base de exploração no satélite.

A partir de uma revisão dos dados da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA, obtidos em 2010, os pesquisadores identificaram que as reflexões dos sinais de radar apontavam para a existência de uma formação subterrânea. “A explicação mais provável para nossas observações é um tubo de lava vazio”, disse Leonardo Carrer, pesquisador da Universidade de Trento, em comunicado à imprensa.

A equipe liderada por cientistas da Universidade de Trento, na Itália, demonstrou em um artigo publicado na Nature Astronomy que a estrutura localizada no Mar da Tranquilidade — uma região da Lua composta por lava basáltica solidificada — pode oferecer uma solução para futuras missões ao satélite.

Cavernas como essa podem oferecer proteção ao ambiente da superfície lunar, que é hostil à vida humana devido às temperaturas extremas e níveis de radiação elevados que dificultam a sobrevivência.

“Esta pesquisa demonstra como os dados de radar da Lua podem ser usados de maneiras inovadoras para abordar questões fundamentais para a ciência e exploração e como é crucial continuar coletando dados de sensoriamento remoto da Lua”, comentou Wes Patterson, pesquisador do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em comunicado à imprensa.4o