Conta de água em Sobral aumentará mais 15% em novembro
O aumento de 62,96% solicitado pelo Saae foi dividido em três parcelas, uma de 31,96% e duas de 15%, sendo que a última será em novembro
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (Saae) solicitou no ano passado à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS-CE), 62,96% de reajuste na conta de água dos sobralenses. A agência aprovou o aumento parcelado em três vezes. No primeiro reajuste ocorrido no mês de novembro de 2023, a fatura chegou 31,96% mais cara. O segundo, de 15%, em maio deste ano, seis meses após o primeiro, e o último, mais 15%, será aplicado no próximo mês de novembro, seis meses após o segundo, conforme descrito no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 26 de outubro de 2023.
A população de Sobral tem sofrido nos últimos meses com os valores altos na conta de água. Além do aumento de 62,96% na fatura, a taxa do lixo, que em alguns casos dobra o valor do consumo de água, tem revoltado os consumidores. Para quem acreditava que não haveria mais aumento, vai se surpreender em novembro com mais 15% de reajuste.
Uma das justificativas feitas pelo Saae para solicitar o reajuste é que o “Plano Municipal de Saneamento Básico foi planejado em 2013 e necessitava com urgência ser atualizado”.
O Portal Paraíso conversou com várias pessoas e todas desaprovaram o aumento. Dentre as opiniões ouvidas, um Senhor que pediu para preservar sua identidade disse que não dá para pagar a mais por um serviço que não é de qualidade. Ele ressaltou ainda que “já paga caro para ter água suja em casa”, lamentou.
Elânia Sousa, moradora da Cohab II, disse que não deveria aumentar porque além de não prestar um serviço de qualidade, na rua que ela mora não tem esgoto. “Moro na Cohab II e não tem esgoto na minha casa.
Já um usuário do serviço do Saae que é servidor público e por isso pediu para preservar sua identidade, falou que não sabe onde vai parar em um país com tantos impostos e aumentos.
“É mais um AUMENTO no BOLSO da POPULAÇÃO…e que não existe JUSTIFICATIVA para tanto…Vivemos no PAÍS cheio de IMPOSTOS e de tantos aumentos, a onde vamos parar…nunca vim nada BAIXAR para melhorar nossa SITUAÇÃO,mas pra AUMENTAR é RÁPIDO e EFICAZ..QUANDO ISSO VAI MUDAR!!!” indagou.