Julho Amarelo: Campanha no Ceará alerta sobre hepatites virais
Dados da Secretaria de Saúde apontam que, entre janeiro de 2015 e maio de 2023, foram registrados 4.158 casos de hepatites virais no estado
O mês de julho é dedicado à campanha Julho Amarelo, que visa alertar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, que implementa uma série de atividades ao longo do mês.
Durante a semana de 15 a 19 de julho, o Vapt Vupt do Rio Mar Papicu oferecerá testagens rápidas para hepatites B e C, além da imunização contra hepatites A e B. O atendimento será realizado das 8h às 12h para testagens e das 8h às 17h para vacinação.
O cronograma de ações, inclui o Vapt Vupt do Antônio Bezerra, de 22 a 26 de julho, e o da Messejana, de 29 de julho a 2 de agosto, ambos com as mesmas ofertas de testagem e vacinação.
“É importantíssimo que a população esteja em alerta e procure seu diagnóstico, pois muitas vezes a hepatite B e C pode ocorrer de forma silenciosa”, ressaltou Ana. Ela enfatizou a necessidade de realizar testes mesmo na ausência de sintomas, já que os sinais mais graves podem surgir apenas quando a doença está em estado avançado.
Os dados da Secretaria de Saúde apontam que, entre janeiro de 2015 e maio de 2023, foram registrados 4.158 casos de hepatites virais no estado, com maior incidência das hepatites B e C. Para aqueles que desejam realizar os testes ou se vacinar, as ações são gratuitas e estão abertas ao público durante todo o mês de julho.
Fonte- GCMAIS