Os justos pagam pelos pecadores
O setor de serviços, que de terceiro passou a ser o primeiro em todo o Mundo, está sendo ameaçado pela má qualidade dos serviços prestados e também a falta de compromisso dos prestadores, que se somam ao mau-caratismo de alguns, que por sua vez, comprometem o sistema, que passa a ser desacreditado e resultando em prejuízos para os que o levam a sério.
A cada dia cresce o número de reclamações das empresas prestadoras de serviços de água, energia, internet, telefonia, planos de saúde, seguradoras, dentre outros. Com relação aos serviços feitos por profissionais autônomos, a problemática é ainda maior, já que estes, em sua maioria, não dispõem de empresas credenciadas, e por isso escapam das ações de reparação de danos ou de cumprimento de contratos, geralmente celebrados de forma verbal.
Distante do tempo em que as pessoas usavam a palavra como garantia de compromissos assumidos e que um fio de bigode valia mais que cheque ou promissória, o cenário atual passou a ser inconfiável e até mesmo perigoso, isto porque há muita gente com interesses de aplicar golpes, lesar clientes e causar prejuízos ao mercado.
Por mais que as escolas profissionalizantes se dediquem em suprir o mercado de profissionais técnicos, muitos destes se comportam de forma descomprometida com a ética e o caráter. Isto contribui para a degradação do mercado e a diminuição de oportunidades de ocupação para os que verdadeiramente desejam prestar serviços de qualidade e manter sua reputação prevalente. A decência, se não morreu, está muito doente.