Procon-RJ apreende 50 toneladas de sabão em pó falsificado em dois dias
A operação no Ceasa foi desencadeada após uma denúncia de venda de produto adulterado em um supermercado
Fiscais do Procon-RJ apreenderam cerca de 30 toneladas de sabão em pó falsificado nessa quinta-feira (1º) no Centro de Abastecimento do Rio (Ceasa), em Irajá. No dia anterior, foram recolhidas 20 toneladas do produto, totalizando quase 50 toneladas retiradas de circulação em dois dias. A operação no Ceasa foi desencadeada após uma denúncia de venda de produto adulterado em um supermercado de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O proprietário do comércio apresentou nota fiscal indicando que o sabão em pó foi adquirido de um distribuidor do Ceasa.
No local, os fiscais encontraram grandes quantidades de sabão em pó na área de estoque. Um dos distribuidores afirmou que já havia separado o produto falsificado para não ser comercializado. A indústria produtora do sabão em pó original já havia alertado o Procon sobre a falsificação e, há dois meses, treinou os fiscais para identificar os produtos adulterados.
A identificação dos produtos falsificados foi facilitada pelo treinamento, que destacou a ausência da marca d’água na embalagem, visível apenas sob luz negra, e a colagem manual das caixas, diferente do processo automatizado da linha de produção original. Na quarta-feira (31), fiscais da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, em ação conjunta com agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial, apreenderam 20 toneladas de sabão em pó falsificado. No Supermercado Megabox, em Olaria, foram retiradas 18 toneladas do produto das prateleiras, enquanto outras duas toneladas foram apreendidas em pequenos mercados na Baixada Fluminense.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, afirmou que os consumidores muitas vezes desconhecem a origem falsificada dos produtos, sendo atraídos por preços mais baixos ou pela aparência similar ao original. Ele alertou que produtos falsificados não possuem a mesma qualidade e durabilidade dos originais, resultando em prejuízos para os consumidores.