Operação “Alta tensão” prende suspeitos de roubo a empresa de energia
A operação resultou na prisão de sete indivíduos acusados de roubo, furto e receptação de fios e transformadores
Na manhã desta terça-feira (06), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou a terceira fase da operação “Alta Tensão”, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão na Capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do estado. A operação mirou suspeitos de furtar materiais de uma empresa de energia e resultou na prisão de sete indivíduos acusados de roubo, furto e receptação de fios e transformadores. Durante a ação, foram apreendidos fuzis, armas, munições, dois caminhões e três automóveis.
Os suspeitos, com idades entre 31 e 56 anos, foram detidos em Fortaleza e na Região Metropolitana. Eles já tinham antecedentes criminais por furto e roubo. Além das prisões, a polícia cumpriu 35 mandados de busca e apreensão em vários bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana e do interior cearense.
Em uma das diligências no bairro Presidente Vargas, em Fortaleza, a polícia encontrou 17 armas e um Kit Roni em posse de um homem de 43 anos, que é colecionador, atirador e caçador (CAC). Entre as armas apreendidas estavam fuzis, rifles, espingardas, pistolas e revólveres, além de uma máquina de recarga de munições e material de escalada para furto de fios. O homem estava com a licença CAC suspensa e não tinha autorização para o Kit Roni pelo Exército Brasileiro. Ele foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e autuado em flagrante por receptação, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
As operações na Capital ocorreram em bairros como Canindezinho, Barroso, Conjunto Ceará, Granja Portugal, João XXIII, Henrique Jorge, Mondubim, José Walter, Papicu e Serrinha. Na Região Metropolitana, as ações se concentraram em Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Maracanaú e Pacatuba. Além disso, as ações se estenderam aos municípios de Canindé, Ibiapina, Juazeiro do Norte, Milagres, Russas e Tamboril. Em Juazeiro do Norte, uma pistola .380 foi encontrada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) e do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), a operação teve seus detalhes apresentados em coletiva de imprensa na sede da Polícia Civil no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
A segunda fase da operação “Alta Tensão” ocorreu em junho do ano passado, resultando na prisão de um casal com armas de fogo, placas de identificação de transformadores de energia e dinheiro no bairro Bom Jardim e em Maracanaú.