Farmácia Popular beneficia mais de 2 milhões de pessoas em um mês

Foto: Agência Gov/Via MS
Compartilhe

Entre os medicamentos mais retirados até o último dia 10 de agosto está o Sinvastatina 20 mg

A ampliação da gratuidade do Programa Farmácia Popular, anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em julho, já beneficiou 2,1 milhões de brasileiros em apenas um mês. Com a nova medida, 95% dos medicamentos e insumos oferecidos pelo programa passaram a ser gratuitos para toda a população, incluindo tratamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.

Entre os medicamentos mais retirados até o último dia 10 de agosto estão Sinvastatina 20 mg, utilizado por 38,8 mil pessoas para o tratamento de colesterol alto; Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg, beneficiando 13,1 mil pacientes com Parkinson; e Budesonida 50 mcg, que auxiliou 12,1 mil pessoas no tratamento de rinite.

O Ministério da Saúde investiu R$ 35,5 milhões para atender essa demanda crescente. A ampliação incluiu 39 dos 41 itens de saúde distribuídos gratuitamente, tornando o acesso a esses medicamentos e insumos mais universal.

O Programa Farmácia Popular, que existe desde 2004, passou por uma significativa reformulação em 2023, sob o governo do presidente Lula, com a inclusão de novos medicamentos gratuitos e a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde sua criação, mais de 70 milhões de brasileiros já foram beneficiados.

A iniciativa está presente em 85% das cidades brasileiras, cobrindo 96% da população dessas regiões. O Ministério da Saúde planeja expandir ainda mais o alcance do programa, com a meta de cobrir 93% do território nacional. Novas farmácias estão sendo credenciadas, especialmente em municípios que participam do Programa Mais Médicos, para reduzir os vazios assistenciais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content