Volume de serviços no Brasil alcança novo recorde em junho de 2024

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Compartilhe

De acordo com o IBGE o volume de serviços cresceu 1,7% em comparação com maio deste ano

O setor de serviços brasileiro registrou um avanço significativo em junho de 2024, atingindo o patamar mais alto desde o início da série histórica, em 2012. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13), o volume de serviços cresceu 1,7% em comparação com maio deste ano.

Esse resultado coloca o setor 0,5% acima do recorde anterior, estabelecido em dezembro de 2022, e 14,3% superior ao nível pré-pandemia de covid-19, observado em fevereiro de 2020. Na comparação anual, o crescimento registrado foi de 1,3%, reforçando a tendência positiva observada ao longo de 2024, que acumula alta de 1,6% no ano e 1% no período de 12 meses.

Todas as cinco atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram crescimento de maio para junho. O destaque ficou para os setores de transportes, com alta de 1,8%, e informação e comunicação, que avançou 2%. Os serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 1,3%, enquanto os “outros serviços” tiveram um incremento de 1,6%. Já os serviços prestados às famílias registraram um crescimento mais modesto, de 0,3%.

A receita nominal do setor também apresentou resultados positivos. Em comparação com maio deste ano, houve um aumento de 2,7%. Já em relação a junho de 2023, a alta foi de 6,3%. Nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, os crescimentos foram de 5,8% e 4,9%, respectivamente.

Esse desempenho positivo reflete a resiliência e a recuperação do setor de serviços no Brasil, que tem se consolidado como um dos pilares da economia nacional em um cenário pós-pandemia. A expectativa é que essa trajetória de crescimento continue nos próximos meses, impulsionada por uma demanda crescente e pela adaptação do setor às novas dinâmicas de consumo e tecnologia.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content