Educação básica no Brasil mostra retomada positiva pós-pandemia, revela Ideb 2023
O ensino médio também apresentou sinais de recuperação, marcando 4,3 pontos em 2023
Os ensinos fundamental e médio no Brasil estão conseguindo recuperar a trajetória positiva interrompida pela pandemia, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), o país alcançou a meta de seis pontos para os primeiros anos do fundamental (do 1º ao 5º ano), um patamar que se equipara ao desempenho de países desenvolvidos, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da OCDE.
Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil atingiu 5 pontos. Embora esse resultado fique aquém da meta de 5,5 pontos, ele representa uma melhora em comparação ao período pré-pandêmico, quando o país obteve 4,9 pontos em 2019. Em 2021, influenciado por políticas que buscavam mitigar os efeitos da pandemia, o Ideb registrou 5,1 pontos, um resultado naturalmente mais alto devido à flexibilização na taxa de aprovação.
O ensino médio também apresentou sinais de recuperação, marcando 4,3 pontos em 2023. Embora não tenha atingido a meta estabelecida de 5,2 pontos, o desempenho foi levemente superior ao observado em 2019 e 2021, quando o índice foi de 4,2 pontos.
O Ideb, considerado o principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil, mede o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, além de monitorar indicadores de aprovação e trajetória escolar. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o Ideb não apenas orienta o planejamento de políticas públicas, mas também aponta áreas de melhoria para garantir que as necessidades da população sejam atendidas de maneira eficaz.
“Estamos encerrando um ciclo que deveria ter sido concluído em 2022, com o Ideb de 2021. Este índice norteia as decisões e os caminhos para a educação básica no país, indicando o que precisa ser aprimorado para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade”, destacou o ministro durante a divulgação dos resultados.