Candidatos à prefeitura de Sobral apresentam propostas sobre a taxa de lixo

Foto: Reprodução
Compartilhe

Izolda promete isentar os mais pobres, já Oscar Rodrigues promete acabar com a taxa do lixo no dia primeiro de janeiro

A tão polêmica taxa do lixo criada pela atual gestão municipal e desaprovada pelo povo sobralense é tema de discussão entre os candidatos à Prefeitura de Sobral. Independente da forma que está sendo cobrado, o imposto é rejeitado pela maior parte da população. 

Sem dar muita importância às críticas contra a criação do tributo e ao efeito que pode causar nos resultados das eleições municipais, Ivo Gomes, não abre mão da taxa, chegando a afirmar que não teve outra alternativa.

No entanto, a candidata Izolda Cela, apoiada por Ivo Gomes, trouxe em suas propostas de campanha, algumas alternativas que poderiam ter sido implementadas antes pelo próprio gestor e, por alguma razão, não foram, como, por exemplo, a candidata promete isentar todos os cadastrados no CadÚnico que, de acordo com ela, representam mais da metade da população e ainda separar a taxa da conta de água, além de reduzir o valor para os demais contribuintes.

Ela justifica que a atual gestão não pôs em prática sua proposta por estar em período eleitoral, apesar do tempo que teve para desistir e adequar a cobrança como foi feito em outros municípios. E finaliza esclarecendo que a tarifa do lixo é uma lei federal obrigatória para todos os municípios brasileiros, mas afirma que pode ser bem mais barata e que não deve cobrar de quem não pode pagar.

Já o candidato Oscar Rodrigues, sua vice Dra. Imaculada Dias e o deputado federal Moses Rodrigues registaram em todos os cartórios de Sobral a Carta de Compromisso de revogação (do fim) da taxa do lixo. O candidato afirma que é um compromisso de campanha e que no dia primeiro de janeiro a taxa será derrubada em sua gestão.

O candidato afirma que a forma como a taxa está sendo cobrada é inconstitucional e o alto valor é imoral. O professor Oscar Rodrigues prevê ainda que através de um projeto de lei em regime de urgência na Câmara Municipal dará condições legais ao município para isentar a população do imposto mostrando que Sobral tem condições de manter tanto a coleta como o tratamento do lixo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content