MEC lança Programa Escola e Comunidade

Foto: Divulgação/Amures/SC
Compartilhe

Ao todo, 26.036 escolas, selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica e complexidade de gestão

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira, 21 de agosto, o Programa Escola e Comunidade (Proec), uma nova iniciativa que busca fortalecer os laços entre escolas, alunos, famílias e a sociedade em todo o Brasil. Ao todo, 26.036 escolas, selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica e complexidade de gestão, estão elegíveis para participar do programa, que oferece financiamento para projetos de formação voltados à educação integral.

Fortalecimento da educação integral

De acordo com a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, o Proec é essencial para as políticas de educação básica, especialmente para as escolas de tempo integral. “Esse programa tem uma relevância muito grande para todas as políticas de educação básica, principalmente para a escola em tempo integral, já que ele busca promover e fortalecer o envolvimento da comunidade nos processos escolares”, afirmou Schweickardt. Ela ressaltou a importância de considerar as diversas dimensões que interferem na aprendizagem ao construir currículos e práticas pedagógicas.

Capacitação e prevenção à violência

As escolas participantes do Proec passarão por uma oficina intitulada “Prevenção a violências: desafios da comunicação nas relações do cotidiano no ambiente escolar”. O objetivo é desnaturalizar as violências e adotar uma abordagem que vá além da comunicação oral, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor nas escolas. Esta formação busca capacitar educadores e gestores para lidarem com as dinâmicas de violência de maneira mais consciente e eficaz.

Adesão ao programa e próximos passos

Para aderir ao Proec, secretários estaduais e municipais devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do MEC, onde selecionarão as escolas que participarão do programa e indicarão os responsáveis por acompanhar sua execução. Os diretores das instituições selecionadas deverão, então, elaborar projetos de formação no sistema PDDE Interativo, indicando um conselheiro escolar para auxiliar na implementação das ações. O prazo para concluir essas etapas é 29 de setembro.

Impacto e abrangência

O Proec já conta com a adesão de estados, do Distrito Federal e de municípios, com 3.623 cidades brasileiras, o que representa mais de 65% do território nacional, tendo pelo menos uma escola oferecendo a oficina de prevenção à violência. O programa é uma aposta do MEC na promoção da cidadania, da cultura de paz e da melhoria da qualidade da educação pública no Brasil, buscando integrar mais profundamente a escola com a comunidade em que está inserida.

Mais informações sobre o Proec e a lista completa das escolas que poderão receber recursos financeiros estão disponíveis na página oficial do programa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content