Terra Yanomami terá R$ 32 milhões para investimento em educação
As ações foram discutidas em um encontro entre lideranças indígenas e o ministro da Educação
Em um movimento inédito, o Ministério da Educação (MEC) deu início a um programa emergencial de apoio ao território etnoeducacional Yanomami Ye’kwana, destinando R$ 32 milhões para a construção de escolas e formação de professores. Este investimento, considerado crucial para a preservação e valorização da cultura indígena, visa atender de forma prioritária as comunidades Yanomami e Ye’kwana, que enfrentam grandes desafios na área da educação.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi escolhida para liderar a construção das novas escolas, enquanto o Instituto Federal de Roraima (IFRR) será responsável pela formação dos docentes, com um aporte de R$ 18 milhões dedicado exclusivamente a essa missão. A formação de professores é vista como um pilar essencial para garantir que as futuras gerações possam ser educadas dentro de um contexto cultural que respeite e valorize suas tradições.
As ações foram discutidas em um encontro entre lideranças indígenas e o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, onde foram estabelecidas as diretrizes para a implementação das medidas. Santana reforçou o compromisso do MEC em reverter a situação de vulnerabilidade educacional vivida pelos Yanomami, que têm menos de 1% de sua população com formação superior. “É uma questão de justiça social e preservação cultural”, afirmou o ministro.
Fortalecimento do Programa Saberes Indígenas no Território
Uma das iniciativas que ganhará novo impulso com este investimento é o Programa Saberes Indígenas no Território, que visa a formação continuada de professores e a produção de material didático específico para as comunidades indígenas. O programa é visto como uma ferramenta crucial para adaptar o currículo escolar às necessidades e realidades das populações indígenas, garantindo que o ensino seja relevante e acessível para esses povos.
Expansão da infraestrutura educacional indígena no Brasil
Além das ações focadas no território Yanomami Ye’kwana, o MEC anunciou a retomada da construção de 74 escolas indígenas em várias regiões do país, com um investimento total de R$ 195 milhões. O governo também planeja a criação de 113 novas escolas indígenas como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que representa uma expansão significativa da infraestrutura educacional em territórios indígenas.
O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, na modalidade Equidade, também terá um papel fundamental na capacitação de educadores. O ministério aprovou a criação de 39 cursos de licenciatura intercultural indígena, oferecendo 2.412 vagas em todo o país, visando preparar professores que possam atuar de maneira eficaz e culturalmente sensível nas comunidades indígenas.
Perspectivas para o futuro
Este conjunto de ações representa uma mudança de paradigma na abordagem do governo federal em relação à educação indígena, que passa a ser tratada como uma prioridade estratégica. As lideranças Yanomami e Ye’kwana, que participaram das discussões com o MEC, manifestaram esperança de que as novas escolas e a formação de professores possam trazer mudanças significativas para suas comunidades, permitindo um futuro em que a educação de qualidade seja acessível a todos os seus membros.
Com a implementação dessas medidas, o governo espera não apenas melhorar os indicadores educacionais entre os Yanomami e Ye’kwana, mas também contribuir para a preservação e valorização das culturas indígenas no Brasil, criando um modelo que possa ser replicado em outras regiões do país.