Butantan encerra produção de vacina contra a covid-19
A decisão foi tomada depois do baixo resultado do imunizante
O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira (23) que interromperá o desenvolvimento de sua vacina contra a covid-19, após resultados insatisfatórios nos ensaios clínicos. O imunizante, que estava na Fase II de estudos e envolvia 400 voluntários, não alcançou a eficácia esperada.
Segundo a nota oficial divulgada pelo Butantan, a vacina, conhecida como Butanvac, conseguiu dobrar a quantidade de anticorpos nos voluntários após 28 dias da aplicação. No entanto, o objetivo inicial era atingir uma produção de anticorpos quatro vezes maior, desempenho já alcançado por outras vacinas em uso no Brasil. “O ensaio clínico cumpriu o seu papel”, afirmou o diretor do instituto, o epidemiologista Esper Kallás. Ele destacou o compromisso do Butantan com a ciência e a transparência: “Quando dizemos que uma vacina é boa, é porque os estudos demonstraram isso. Nesse caso, o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada.”
A Butanvac, internacionalmente denominada NDV-HXP-S, estava sendo desenvolvida em parceria com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia. A tecnologia utilizada era semelhante à aplicada na produção da vacina contra a gripe, baseada em ovos de galinha para a produção dos antígenos. Apesar da interrupção deste projeto, o Butantan segue empenhado em explorar outras rotas de desenvolvimento vacinal, buscando soluções mais promissoras para o combate à covid-19.