Brasileiros conquistam medalha em Olimpíada Internacional de Astronomia

Foto: Observatório Nacional/Divulgação
Compartilhe

Além do Brasil, equipes de países como Alemanha, Canadá, China, Japão, e Estados Unidos também garantiram posições de destaque

Os cinco estudantes brasileiros que participaram da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica 2024 (IOAA 2024) fizeram bonito e voltaram para casa com medalhas de prata e bronze. Francisco Carluccio de Andrade, de 16 anos, e Heitor Borim Szabo, de 17, ambos de São Paulo, conquistaram as medalhas de prata, com Heitor integrando ainda a equipe multinacional vencedora da Competição de Grupos. As medalhas de bronze ficaram com Lucas Cavalcante Menezes, de 17 anos, de Sergipe, Gustavo Mesquita França, de 18, de São Paulo, e Natália Rosa Vinhaes, de 17, do Maranhão.

Além do Brasil, equipes de países como Alemanha, Canadá, China, Japão, e Estados Unidos também garantiram posições de destaque, refletindo o alto nível de competição. A cerimônia de encerramento, realizada após dez dias de provas teóricas, práticas e de observação, foi marcada por momentos de celebração e reconhecimento. Para a doutora Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional e coordenadora do Comitê Brasileiro da IOAA 2024, o evento foi muito mais do que uma disputa. Ela destacou o orgulho de ver o crescimento dos estudantes, tanto em conhecimento quanto em espírito de colaboração.

A IOAA, realizada este ano nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, reuniu mais de 300 jovens de 53 países. Organizado pelo Observatório Nacional, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento é uma das mais prestigiadas competições científicas do mundo, focada na astronomia e astrofísica. Esta foi a segunda vez que o Brasil sediou a olimpíada, sendo a primeira em 2012. Criada na Tailândia em 2006, a IOAA promove a amizade e a cooperação entre jovens astrônomos, incentivando a difusão do conhecimento científico em nível internacional.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content