Sobral registra dois tremores de terra em menos de um dia

Compartilhe

Os sismos, de baixa intensidade, atingiram 1,7 e 1,8 na escala Richter

A cidade de Sobral registrou dois tremores de terra neste sábado (31), segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que faz o monitoramento desses eventos na região. Os sismos, de baixa intensidade, atingiram 1,7 e 1,8 na escala Richter.

O Ceará já contabiliza este ano 14 tremores de terra, com seis deles ocorridos apenas no mês de maio. Em julho, Sobral e o município vizinho de Meruoca também sentiram tremores semelhantes, ambos com magnitude de 1,7. Embora esses eventos sejam de baixa intensidade e geralmente não causem danos, a frequência tem chamado a atenção dos moradores e das autoridades locais.

Enquanto o Ceará enfrenta esses abalos, a Bahia lidera o número de tremores no Nordeste, com 56 registros em 2024, incluindo 22 em fevereiro. Alagoas também apresentou atividade sísmica significativa, com 17 tremores este ano.

Estudos recentes realizados pela UFRN e pelo Instituto de Geofísica da Academia Polonesa de Ciências sugerem uma probabilidade de 50% de que ocorram terremotos mais intensos em três cidades do interior cearense — Acaraú, Cascavel e Palhano — nos próximos 50 anos. Esses possíveis eventos sísmicos poderiam atingir até 5,1 na escala Richter, reforçando a necessidade de monitoramento contínuo e preparação das comunidades locais.

Enquanto isso, os moradores de Sobral continuam atentos, esperando que os tremores recentes permaneçam dentro dos limites de baixa magnitude, sem maiores consequências.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content