Brasil perde para o Paraguai em jogo truncado e cai para quinta posição nas Eliminatórias

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Compartilhe

A partida, marcada por muita disputa física e paradas constantes

Na noite dessa terça-feira (10) no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, o Brasil saiu derrotado pelo Paraguai por 1 a 0, em jogo válido pela oitava rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A partida, marcada por muita disputa física e paradas constantes, foi definida ainda no primeiro tempo, quando Gómez, aos 19 minutos, acertou um forte chute de fora da área, balançando as redes brasileiras.

O Brasil tentou reagir na segunda etapa e teve diversas oportunidades, mas a defesa paraguaia, liderada pelo goleiro Gatito Fernández, conseguiu segurar o ímpeto ofensivo dos visitantes. Ainda no primeiro tempo, Vinícius Jr, um dos jogadores mais ativos da equipe, quase empatou em duas ocasiões: aos 24 minutos, quando seu passe encontrou Guilherme Arana, mas a zaga afastou em cima da linha, e aos 41, quando, após jogada de Rodrygo, teve seu chute defendido por Gatito.

No intervalo, o técnico Dorival Júnior realizou mudanças significativas, substituindo Luiz Henrique por Bruno Guimarães e João Pedro por Endrick, em busca de mais criatividade e poder de fogo. A segunda etapa começou com uma forte pressão do Brasil, e logo no primeiro minuto, Rodrygo chutou por cima do travessão após uma boa jogada coletiva.

Luiz Henrique, atuando pela direita, mostrou ser uma alternativa promissora para desafogar a marcação cerrada que Vinícius Jr enfrentava pelo lado esquerdo. Aos 7 minutos, ele cruzou para João Pedro, que cabeceou com perigo, e, pouco depois, aos 11, criou nova jogada que culminou em uma finalização de Arana, sem sucesso.

A Seleção continuou a pressionar o adversário, com Rodrygo exigindo outra defesa de Gatito aos 24 minutos. Dois minutos depois, João Pedro quase empatou de cabeça após cobrança de escanteio. Aos 28 minutos, Vinícius Jr, em lance individual, forçou Gatito a realizar a defesa mais difícil da partida, em um chute potente de fora da área.

Mesmo com as entradas de Gerson, Lucas Moura e Estevão, a pressão brasileira não resultou em gol. O Paraguai, com a vantagem no placar, passou a administrar o tempo, travando o ritmo do jogo com faltas e interrupções.

Com o resultado, o Brasil caiu para a quinta posição na tabela das Eliminatórias, após ter subido para o quarto lugar com a vitória sobre o Equador na rodada anterior. A equipe comandada por Dorival Júnior agora precisa recuperar o bom futebol para se manter entre os líderes da competição e garantir vaga direta no Mundial de 2026.

O Brasil entrou em campo com: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estevão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Vinícius Jr e Endrick (João Pedro).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content