China avança com planos para estação científica na Lua até 2050

Foto: China National Space Administration (CNSA)/Global Link
Compartilhe

A estação será inicialmente instalada no polo sul da Lua

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) está avançando com o ambicioso projeto de construir uma estação científica na Lua até 2050. Denominada International Lunar Research Station (ILRS), a estação lunar terá sua primeira fase concluída até 2035, segundo planos divulgados pelo governo chinês.

O projeto começou em 2017 e já conta com o apoio de mais de 40 países. A missão Chang’e-6, que transportou uma carga da Agência Espacial Europeia (ESA), marcou o primeiro passo concreto da construção da base lunar. A estação será inicialmente instalada no polo sul da Lua, onde instrumentos científicos serão utilizados para experimentos e testes voltados ao uso de recursos com suprimentos limitados.

A segunda fase do projeto, com previsão de ser concluída até 2050, inclui a construção de uma rede de transporte interligando o polo sul lunar, o equador e o lado oculto da Lua. Essa fase também contará com uma estação espacial em órbita lunar para realizar pesquisas e auxiliar em missões futuras, como um eventual pouso tripulado em Marte.

As próximas missões da CNSA, Chang’e-7 e Chang’e-8, programadas para 2026 e 2028, respectivamente, serão cruciais para o desenvolvimento da ILRS. Elas explorarão o lado oculto da Lua, realizarão estudos ambientais e testarão a viabilidade de utilizar os recursos naturais lunares para garantir a sustentação da base no longo prazo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content