Polícia Federal investiga fraude contra o INSS em Maracanaú
De acordo com a Polícia duas estagiárias de uma agência do município são alvos da operação
Duas estagiárias de uma agência da Previdência Social em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram alvos de uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (12), suspeitas de envolvimento em fraudes contra o INSS. As jovens são acusadas de facilitar a liberação indevida de benefícios previdenciários para permitir a contratação de empréstimos sem o consentimento dos titulares.
A investigação revelou que centenas de beneficiários, de diversos estados, foram atendidos na agência de Maracanaú, mesmo sem morarem na região. A operação, batizada de “Ubiquidade”, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão — três em Maracanaú e um em Pacatuba.
As ações das investigadas podem ser classificadas como crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário e inserção de dados falsos no sistema do INSS. Caso sejam condenadas, as penas podem chegar a 30 anos de prisão.
Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é obter mais provas para desmantelar o esquema criminoso, que atuava na liberação ilegal de benefícios com a finalidade de contratar empréstimos consignados, posteriormente descontados dos valores dos beneficiários.