MEC apresenta política nacional para equidade e educação étnico-racial
Entre as medidas em destaque estão a criação de um sistema de metas e monitoramento
No dia 17 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) lançará a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). O evento será transmitido ao vivo, das 15h às 17h, pelo canal do MEC no YouTube e pelo Conviva Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Voltada a gestores e secretários de educação, a videoconferência trará detalhes sobre os principais eixos da política, suas ações e o público-alvo.
A Pneerq, instituída pela Portaria nº 470/2024, tem como objetivo central enfrentar as desigualdades étnico-raciais e promover a educação para a população quilombola. Entre as medidas em destaque estão a criação de um sistema de metas e monitoramento, formação de profissionais para atuar nas áreas de educação étnico-racial e quilombola, além da implementação de protocolos de prevenção e combate ao racismo nas escolas e instituições de ensino superior.
Durante o evento, representantes do MEC abordarão as atividades já em andamento, como o Manual de Governança e a seleção e pagamento de bolsistas. No final, haverá um espaço para perguntas, com dúvidas coletadas diretamente do chat da transmissão. A política inclui gestores, professores, alunos e toda a comunidade escolar, e busca consolidar a educação escolar quilombola, além de fomentar práticas educacionais antirracistas.