Eclipse parcial e Superlua prometem espetáculo no céu noturno nesta terça-feira

Foto: Gisele Pimenta/FramePhoto/Estadão Conteúdo
Compartilhe

O evento ocorrerá enquanto a Lua atravessa parcialmente a sombra da Terra, criando a ilusão de uma “mordida” no satélite

Nesta terça-feira (17), o céu será palco de um fenômeno astronômico duplo: um eclipse lunar parcial combinado com uma Superlua. O evento ocorre cerca de um mês após a rara Superlua azul de agosto e promete chamar a atenção dos observadores, com a Lua maior e mais brilhante no horizonte.

Superluas acontecem quando o satélite atinge seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, durante a fase cheia. Nessas ocasiões, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante, o apogeu. O eclipse parcial desta noite ocorrerá enquanto a Lua atravessa parcialmente a sombra da Terra, criando a ilusão de uma “mordida” no satélite. No entanto, o fenômeno não será tão expressivo, com apenas 3,5% da Lua encoberta no auge do eclipse.

O eclipse começará às 23h12 (horário de Brasília), atingindo seu ápice às 23h44 e terminando às 0h15 da quarta-feira (18). O evento poderá ser observado a olho nu em todo o Brasil, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens. Para quem prefere acompanhar de casa, o Observatório Nacional transmitirá o fenômeno ao vivo em seu canal no YouTube a partir das 21h30.

Ainda este ano, outras Superluas ocorrerão em 17 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro, sendo que a maior de todas será em outubro, quando a Lua estará cerca de 100 quilômetros mais próxima da Terra.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content