Fenômeno da superlua promete mais espetáculos em 2024

Foto: Observatório Didático de Astronomia da Unesp
Compartilhe

As Superluas são eventos lunares notáveis, que ocorrem quando a Lua cheia coincide com o perigeu

A Superlua brilhou intensamente no céu, na noite de terça-feira (17), oferecendo um espetáculo ainda mais especial com um eclipse lunar parcial. Além de estar maior e mais luminosa, a Lua exibiu uma “mordida”, resultado da sombra da Terra bloqueando parte da luz solar que ilumina sua superfície.

Este fenômeno impressionante ocorreu cerca de um mês após outra rara combinação de Superlua e Lua Azul, em agosto. E a boa notícia é que o show lunar está longe de terminar: outras duas Superluas estão previstas para outubro e novembro, prometendo iluminar novamente o céu noturno.

As Superluas são eventos lunares notáveis, que ocorrem quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto em que o satélite está mais próximo da Terra em sua órbita elíptica. Isso faz com que a Lua pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante, o apogeu. Embora existam diferentes definições para o fenômeno, uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu já é considerada uma Superlua.

A órbita da Lua ao redor da Terra dura cerca de 27 dias, e durante esse ciclo, ela atinge o perigeu a uma distância aproximada de 363.300 km. No apogeu, a Lua está a cerca de 405.500 km do nosso planeta. A distância exata do perigeu pode variar, e algumas Superluas podem se aproximar mais da Terra do que outras, tornando o fenômeno ainda mais espetacular.

Até agora, já pudemos observar duas Superluas em 2024: uma em agosto e outra em setembro. A próxima está marcada para 17 de outubro, e será seguida por outra no dia 15 de novembro. A Superlua de outubro, segundo os astrônomos, será a maior e mais brilhante de todas, garantindo mais um show para os admiradores do céu.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content