Ceará tem 3ª apreensão de barbatana de tubarão em 7 dias
Em países asiáticos, sopa feita com órgão do animal é símbolo de riqueza e status social. Prato é vendido por até US$ 100 dólares em restaurantes refinados na China.
Uma operação da Receita Federal e do Ibama apreendeu nesta segunda-feira uma carga de 96 quilos barbatana de tubarão no aeroporto de Fortaleza. Esta foi a terceira apreensão desse tipo de produto em Fortaleza em sete dias. A barbatana é altamente cobiçada por traficantes para vender para mercados asiáticos, onde o produto é vendido como iguaria culinária e custa milhões de reais.
Conforme a Receita Federal, a carga apreendida em Fortaleza seria levada para São Paulo e lá, para países asiáticos. Os contrabandistas ensacam as barbatanas e declaram se tratar de outros peixes; porém, após fiscalização, os servidores descobriram se tratar do produto ilegal.
Em uma única operação no Ceará realizada na semana passada, foi apreendida o equivalente a R$ 3,7 milhões em barbatanas, na cidade de Cruz, situada no litoral oeste. O conteúdo seguia para a China.
Três dias depois, outra carga ilegal com barbatanas de tubarões foi apreendida em Fortaleza. Desta vez, eram 66 quilos do material declarados como ‘fios’.
A carga vinha de João Pessoa (PB) por via terrestre e foi interceptada na filial da transportadora por agentes da Receita Federal. A mercadoria cruzaria o Ceará em direção a São Luís (MA), de onde seria despachada para a Ásia.
Fonte- G1