Pesquisa aponta desaprovação da atuação internacional de Lula em países da América Latina
O Chile foi o país com a maior rejeição, com 62% dos entrevistados
Uma pesquisa recente do Pew Research Center revelou que a maioria dos entrevistados em cinco países latino-americanos desaprova a condução internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em média, 55% dos adultos na Argentina, Colômbia, Peru, México e Chile expressaram desconfiança sobre a atuação de Lula em assuntos internacionais, enquanto apenas 30% demonstraram confiança.
O Chile foi o país com a maior rejeição, com 62% dos entrevistados afirmando que não confiam na condução internacional de Lula, comparado a 21% que o aprovam. Já na Argentina, o presidente teve o melhor desempenho, com 40% de aprovação, embora 49% dos argentinos ainda expressem desconfiança.
Esse índice de desaprovação representa uma queda em relação ao segundo mandato de Lula em 2007, quando ele gozava de maior confiança em sua política externa. Naquele ano, 49% dos chilenos e 53% dos peruanos confiavam em sua atuação internacional, números que caíram para 21% e 30%, respectivamente.
A pesquisa foi divulgada às vésperas da Cúpula de Chefes de Estado do G20, que será realizada no Rio de Janeiro em novembro, trazendo à tona discussões sobre o impacto da imagem internacional de Lula no cenário global.