Aumento de casos de Covid-19 é registrado no estado do Rio
O documento, que analisa a Semana Epidemiológica 37, entre os dias 8 e 14 de setembro
O mais recente boletim do Panorama Covid-19, divulgado nesta terça-feira (24), aponta uma tendência de aumento nos indicadores da doença no estado do Rio de Janeiro. O documento, que analisa a Semana Epidemiológica 37, entre os dias 8 e 14 de setembro, revela um crescimento nos números de testes positivos, solicitações de leitos e atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ), a taxa de positividade dos testes RT-PCR realizados em unidades de saúde pública subiu para 8% na SE 37, em comparação aos 7% registrados na Semana Epidemiológica 33, uma variação de 14,29% nos testes rápidos de antígeno. Já nos laboratórios da rede privada, a positividade dos testes RT-PCR aumentou significativamente, passando de 8% para 14% no mesmo período, enquanto o teste rápido de antígeno teve um aumento de 22,22%, subindo de 9% para 11%.
Os atendimentos nas UPAs, que utilizam uma metodologia baseada em sinais e sintomas de síndrome gripal compatíveis com a Covid-19, também apresentaram um crescimento notável. Para adultos, o aumento foi de 11,39%, enquanto o atendimento infantil subiu 21,14%. Em números absolutos, os atendimentos para crianças subiram de 932 para 1.129, e para adultos, de 1.176 para 1.310. A alta na população infantil preocupa, pois o boletim aponta um crescimento contínuo de casos entre as crianças.
Embora os indicadores precoces, como a taxa de positividade e as solicitações de leitos, mostrem um aumento dos casos, a Secretaria de Saúde afirma que, até o momento, o crescimento não impactou as taxas de ocupação dos leitos hospitalares. Mesmo assim, o monitoramento contínuo é considerado crucial para orientar medidas de prevenção e controle, como o reforço da vacinação e outras ações de combate ao avanço da doença.