Rádio, 102 anos de história e reinvenção no Brasil
O rádio no Brasil começou em 1922, no Rio de Janeiro, e no Ceará, a primeira emissora, Ceará Rádio Clube, foi fundada em 1934
O Dia Nacional do Rádio, celebrado em 25 de setembro, homenageia um meio de comunicação que se mantém relevante e adaptado, mesmo com 102 anos de história. Desde a sua criação, o rádio tem evoluído com novas tecnologias, alcançando o público em qualquer lugar e oferecendo companhia diária a milhões de ouvintes.
Cláudio Henrique, motorista de aplicativo, é um desses ouvintes fiéis. “Eu ouço a 89 FM o dia todo, de manhã até de noite. Peço músicas e interajo com a rádio”, relata. Da mesma forma, Francimar Miranda, que há 60 anos aprecia o rádio, continua sua rotina matinal ouvindo a Atlântico Sul FM pela internet, curtindo desde música internacional até MPB.
O rádio no Brasil começou em 1922, no Rio de Janeiro, e no Ceará, a primeira emissora, Ceará Rádio Clube, foi fundada em 1934. Ao longo dos anos, o meio passou a ser uma fonte confiável de notícias e entretenimento, e com a era digital, ele alcançou uma nova audiência, mantendo sua importância. “O rádio se tornou mais segmentado e especializado, oferecendo programações que atendem a públicos específicos”, afirma Raimundo Nonato Lima, professor da UFC.
Celebrando o legado de Edgar Roquette-Pinto, o “Pai do Rádio” no Brasil, a data também destaca como o rádio se reinventou ao longo das décadas, superando desafios e continuando a ser um veículo essencial de comunicação, especialmente em áreas onde outros meios têm dificuldades para chegar.