Com número recorde, 82 deputados federais disputam eleições municipais

Foto: Depositphotos
Compartilhe

Os números refletem não apenas a força das duas siglas no cenário nacional, mas também a aposta estratégica de seus quadros em eleições municipais

As eleições municipais de outubro marcarão uma participação histórica de deputados federais no cenário eleitoral local. Com 82 parlamentares da Câmara dos Deputados concorrendo a prefeituras ou câmaras de vereadores, o número supera em 16 a marca da eleição de 2020, evidenciando um crescente interesse dos legisladores em disputar cargos municipais.

De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, entre os 82 parlamentares, 73 estão na disputa pela cadeira de prefeito, dois para vice-prefeito e sete buscam uma vaga nas câmaras municipais. Dentre os destaques, 23 deputados estão concorrendo em 16 capitais brasileiras, uma clara demonstração do interesse pela administração das principais cidades do país.

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL) dominam a lista de candidaturas entre os deputados federais. O PT lidera com 18 candidatos, enquanto o PL vem logo em seguida com 15. Esses números refletem não apenas a força das duas siglas no cenário nacional, mas também a aposta estratégica de seus quadros em eleições municipais, onde a proximidade com o eleitor pode ser decisiva.

Mesmo aqueles parlamentares que não estão diretamente concorrendo, participam ativamente das campanhas em suas bases eleitorais, como destaca o vice-líder da Federação PT-PCdoB-PV, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ele ressalta a influência de deputados com forte base municipal, afirmando que a força política de tais figuras pode impactar diretamente o resultado das eleições nas cidades de origem. Chinaglia também aponta que, mesmo deputados com uma base de atuação mais ampla, têm o poder de interferência pelo prestígio e reconhecimento popular.

Esse papel de inspiração política é destacado também pelo vice-líder do PL, deputado General Girão (RN), que lembra como seu ingresso na política motivou outros a seguirem o mesmo caminho. “Hoje, parte dessas pessoas resolveram se candidatar. Elas chegam para nós e dizem: ‘queria que o senhor fizesse um vídeo demonstrando o apoio à nossa candidatura, por defendermos os mesmos princípios e valores’. Então, isso nos orgulha”, afirmou Girão, enfatizando a influência que líderes políticos exercem sobre novas lideranças.

O líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões (AL), reforça que a participação nas eleições municipais reaproxima os deputados dos temas locais. Segundo Bulhões, a política municipalista traz a realidade das comunidades para o centro das discussões em Brasília. Ele acredita que essa proximidade é essencial para a busca de soluções concretas para as demandas locais.

No dia 6 de outubro, cerca de 156 milhões de brasileiros irão às urnas para o primeiro turno das eleições, que promete uma renovação significativa nas lideranças municipais. A participação de um número recorde de deputados federais na disputa reforça a importância estratégica dessas eleições, tanto para os partidos quanto para os próprios parlamentares, que veem nas prefeituras e câmaras municipais uma oportunidade de expandir sua atuação política.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content