Seis estados têm aumento de casos de SRAG provocados pela covid-19

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Compartilhe

A recomendação é que todas as pessoas elegíveis também busquem a imunização contra esse vírus

O crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pela covid-19 continua avançando em seis estados e no Distrito Federal, segundo o mais recente Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (26). Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo são os estados com maior número de casos registrados nas últimas semanas.

Apesar do aumento, os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul já começam a apresentar sinais de desaceleração no crescimento dos casos graves causados pelo vírus Sars-CoV-2. Ao mesmo tempo, os casos de SRAG associados ao rinovírus, que afetam principalmente crianças e adolescentes de até 14 anos, estão em queda ou desaceleração em grande parte das regiões Centro-Sul e Nordeste. No entanto, exceções foram registradas no Ceará e em Pernambuco, onde o número de casos continua a subir.

A Fiocruz também identificou indícios de aumento de SRAG em longo prazo (últimas seis semanas) em dez das 27 unidades federativas: Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.

Mesmo com a redução no ritmo de crescimento dos casos graves, a covid-19 permanece como a principal causa de mortalidade por síndrome respiratória entre idosos, sendo seguida pela influenza A. A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, reforça a importância da vacinação, especialmente para os grupos de risco e idosos. “É muito importante que todos os idosos e pessoas dos grupos de risco busquem o posto de saúde e se vacinem contra a covid-19”, recomenda Portella, destacando também a necessidade do uso de máscaras em ambientes fechados e aglomerados.

Além disso, a campanha de vacinação contra a influenza A já começou em estados da Região Norte, que têm registrado aumento nos casos de SRAG. A recomendação é que todas as pessoas elegíveis também busquem a imunização contra esse vírus.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content