Operadoras irão expandir 5G para mais 189 municípios
A ampliação permitirá acesso a 96% da população
A partir desta segunda-feira (30), operadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz podem solicitar o licenciamento para ativar estações de internet 5G em 189 municípios brasileiros. A ampliação foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), permitindo que mais localidades recebam o serviço de 5G standalone.
Com a nova liberação, 23 estados terão a oportunidade de universalizar o serviço para todos os seus municípios. Quando somadas às cidades onde o 5G já está em operação, a tecnologia poderá alcançar 96% da população brasileira em 5.191 municípios.
A Anatel ressalta que a instalação do serviço dependerá do cronograma das operadoras, mas o processo deve ser concluído antes do prazo final previsto para 2029. O Ministério das Comunicações também reforçou a importância de levar conectividade até as regiões mais remotas do país.
Com a migração da faixa de 3,5 GHz, usuários de TV aberta via antena parabólica devem adaptar seus equipamentos para evitar interferências com o 5G. Beneficiários do CadÚnico podem solicitar gratuitamente um kit de adaptação através do Programa Siga Antenado.