Concluintes do ensino médio na rede federal acessam graduação mais rápido

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil
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O levantamento também destacou variações entre diferentes modalidades de ensino

O Censo da Educação Superior de 2023 revelou dados inéditos sobre a transição dos estudantes do ensino médio para o ensino superior. Pela primeira vez, foi analisado o percentual de jovens que ingressaram diretamente na educação superior logo após a conclusão da educação básica. De acordo com os números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 27% dos concluintes do ensino médio em 2022 ingressaram na educação superior no ano seguinte, o que representa cerca de 620 mil estudantes. Esse percentual é significativamente mais alto entre os alunos da rede federal, onde 58% dos concluintes do ensino médio em 2022 ingressaram no ensino superior em 2023.

O levantamento também destacou variações entre diferentes modalidades de ensino. Entre os estudantes do ensino médio regular, 30% seguiram para a educação superior, enquanto apenas 9% dos que concluíram a educação de jovens e adultos (EJA) fizeram o mesmo. Um destaque positivo foi o grupo de alunos que cursaram o ensino médio profissionalizante, com 44% deles ingressando diretamente em cursos de graduação, superando a média geral.

Quando observada a localização das escolas, a pesquisa mostrou uma diferença significativa entre estudantes de áreas urbanas e rurais. Nas áreas urbanas, 27% dos concluintes ingressaram no ensino superior imediatamente após a conclusão do ensino médio, enquanto nas zonas rurais esse percentual foi de apenas 16%. Esse dado, segundo Carlos Eduardo Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, reforça a importância de políticas educacionais que ampliem o acesso ao ensino superior, especialmente para os alunos das áreas rurais.

Outra análise inédita do censo envolveu a distribuição da oferta de cursos de educação superior em todo o Brasil. Dos 5.570 municípios do país, 3.392 (93,4%) possuem instituições que oferecem cursos presenciais ou polos de educação a distância (EaD). A pesquisa revelou ainda que a grande maioria das matrículas em EaD (89,7%) está concentrada em municípios onde também há oferta de cursos presenciais, enquanto 10,3% das matrículas estão em cidades onde o ensino a distância é a única forma de acesso à graduação.

O Censo da Educação Superior tem como objetivo principal fornecer dados detalhados sobre o cenário educacional brasileiro, ajudando na formulação e monitoramento de políticas públicas para o setor. As informações colhidas também são usadas para calcular indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), essenciais para a avaliação e melhoria do ensino superior no Brasil.

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