Semana da Educação Digital reflete avanços e desafios

Foto: Divulgação/MCTIC
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O evento é uma oportunidade para educadores e estudantes refletirem sobre o uso crítico e responsável das mídias

O uso das mídias digitais na educação ganhou destaque durante a pandemia de covid-19, impulsionando mudanças rápidas e profundas no ensino. Esse cenário foi lembrado na última segunda-feira (8), durante a live que marcou o início dos preparativos para a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, que acontecerá de 29 de outubro a 1º de novembro. Anderson Passos, presidente da seccional Bahia da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), destacou o impacto da tecnologia no ensino: “A pandemia nos fez ressurgir para o ambiente midiático, nos fez trazer para a sala de aula a tecnologia, atuar no que é o ambiente digital e de maneira muito abrupta”, afirmou.

A Semana Brasileira de Educação Midiática é uma oportunidade para educadores e estudantes refletirem sobre o uso crítico e responsável das mídias, oferecendo ferramentas para lidar com as novas tecnologias no contexto escolar. Passos enfatizou as barreiras rompidas pela educação durante a pandemia, especialmente no acesso a regiões distantes do país. Ele também falou sobre a importância de uma abordagem crítica em relação ao uso das mídias digitais no ambiente educacional.

Outros participantes da live, como Roni Miranda Vieira, secretário de Educação do Paraná e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), também abordaram os desafios do cenário digital nas escolas. Segundo Miranda, apesar do domínio da tecnologia pelos adolescentes, o consumo de fake news é um problema que precisa ser combatido com educação midiática. Ele mencionou que o uso do smartphone em sala de aula pode levar a situações em que o aluno, com acesso rápido a informações falsas, confronta o professor. Isso reforça a necessidade de ensinar os estudantes a verificar a veracidade das informações.

Larissa Ebeling, do Ministério da Educação (MEC), destacou que a Semana Brasileira de Educação Midiática é parte da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (Enec), que visa garantir conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas do país. Ela frisou que o objetivo não é apenas fornecer infraestrutura tecnológica, mas também estimular a reflexão crítica e a produção de conteúdo no ambiente digital.

Mariana de Almeida Filizola, coordenadora da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, anunciou o lançamento do site do evento, que oferece materiais como planos de aula, livros e informativos voltados para diversos públicos. O site também permitirá que os interessados inscrevam suas próprias atividades e participem de oficinas e discussões sobre cidadania digital.

A Semana Brasileira de Educação Midiática faz parte de um esforço global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional, e na edição do ano passado contou com mais de 400 iniciativas em 24 estados brasileiros, alcançando cerca de 54 mil pessoas. Este ano, a expectativa é que professores, estudantes e organizações da sociedade civil participem novamente, com a possibilidade de inscrever experiências que integrarão a agenda nacional sobre o tema.

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