FMI eleva previsão de crescimento da economia brasileira em 2024, mas prevê desaceleração em 2025

Foto: Vosmar Rosa/MPOR
Compartilhe

O ajuste reflete o desempenho melhor do que o esperado no primeiro semestre

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a previsão de crescimento da economia brasileira em 2024, elevando a expectativa de 2,1% para 3%. O ajuste reflete o desempenho melhor do que o esperado no primeiro semestre, com destaque para o mercado de trabalho aquecido, inflação sob controle e aumento da renda. Além disso, o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre o Produto Interno Bruto (PIB) foi menor que o previsto.

Apesar do otimismo para este ano, o FMI aponta uma desaceleração para 2025, com a projeção de crescimento reduzida de 2,4% para 2,2%. A justificativa do Fundo está na redução dos estímulos fiscais concedidos desde o ano passado e no impacto de juros elevados, que devem continuar subindo. A Taxa Selic, atualmente em 10,75% ao ano, deverá encerrar 2024 em 11,75% ao ano, conforme o boletim Focus do Banco Central.

Essas previsões do FMI, divulgadas durante a reunião anual do órgão em Washington, ainda estão abaixo das expectativas do governo brasileiro. O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Política Econômica, projeta um crescimento de 3,2% para 2024. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará em dezembro o resultado do PIB do terceiro trimestre, após um crescimento de 1,4% no segundo trimestre, surpreendendo positivamente o mercado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content