TSE aprova envio de tropas federais para três cidades no segundo turno
Entre os municípios que receberão o apoio militar estão Manaus, Fortaleza e Caucaia, no Ceará
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (22), novas autorizações para o envio de tropas federais para reforçar a segurança em cidades que terão o segundo turno das eleições municipais, marcado para o próximo domingo (27). Entre os municípios que receberão o apoio militar estão Manaus, Fortaleza e Caucaia, no Ceará.
A medida foi tomada a pedido da Justiça Eleitoral local, que comunicou a necessidade de suporte adicional para assegurar a tranquilidade e a normalidade do pleito, em virtude da insuficiência de efetivo policial nessas regiões. O Ministério da Defesa será responsável por coordenar a logística da operação de deslocamento e atuação das Forças Armadas.
Essa não é a primeira vez que tropas federais são enviadas para garantir a segurança nas eleições deste ano. No primeiro turno, o TSE já havia autorizado o envio de militares para 12 estados brasileiros. A presença das tropas é solicitada quando as autoridades locais julgam que as forças de segurança disponíveis não são suficientes para manter a ordem durante a votação.
No próximo domingo, cerca de 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios deverão comparecer às urnas para escolher os prefeitos em disputa no segundo turno. Vale lembrar que não haverá novas eleições para vereadores, uma vez que os cargos legislativos municipais foram decididos no primeiro turno.