Evandro Leitão vence disputa acirrada e é eleito prefeito de Fortaleza
conquista representa um marco importante para o PT, que não havia conquistado outra capital nesta eleição municipal
Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza (CE) neste domingo (27), obtendo 50,37% dos votos válidos e derrotando André Fernandes (PL), que alcançou 49,63%. Em uma eleição marcada pela polarização, o petista obteve uma vitória apertada, enquanto 99,6% das urnas foram apuradas, confirmando o resultado final. Esta conquista representa um marco importante para o PT, que não havia conquistado outra capital nesta eleição municipal.
A vitória de Leitão simboliza uma reviravolta para o partido, já que no primeiro turno o candidato do PL, André Fernandes, havia ficado à frente com 40,2% dos votos, em comparação aos 34,33% obtidos por Leitão. A campanha do segundo turno foi marcada pela disputa acirrada, com pesquisas eleitorais indicando empate técnico até as vésperas da votação.
Aos 57 anos, Evandro Leitão é economista e já exerceu vários cargos públicos no Ceará. Natural de Fortaleza, ele construiu sua trajetória como auditor da Secretaria de Fazenda do Estado e como secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social durante a gestão de Cid Gomes (PSB). Ele também está em seu terceiro mandato como deputado estadual e preside atualmente a Assembleia Legislativa do Ceará. Leitão foi, durante quatro anos, líder do governo de Camilo Santana (PT) e, após anos no PDT, migrou para o PT em 2023.
No primeiro turno, Evandro Leitão teve Gabriella Aguiar (PSD) como candidata a vice-prefeita. Com uma votação expressiva de 480.174 votos, a chapa demonstrou força e conseguiu reverter a vantagem de André Fernandes, confirmando o retorno do PT ao cenário de Fortaleza.