Ubes solicita passe-livre para estudantes no Enem 2024
A campanha visa assegurar que os mais de 5,07 milhões de inscritos possam comparecer às provas
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) mobilizou-se junto aos governos estaduais, prefeituras das capitais e secretarias de educação e transporte para garantir gratuidade no transporte público nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A campanha visa assegurar que os mais de 5,07 milhões de inscritos, sendo 4,3 milhões de confirmações, possam comparecer às provas, independente da condição financeira.
O Enem 2024 marca o maior volume de inscrições desde 2020, quando 5,7 milhões de candidatos se inscreveram. A Ubes aponta que o passe-livre no transporte público é essencial para que estudantes, especialmente os de baixa renda, não enfrentem barreiras de deslocamento para chegar aos locais de prova. Em uma publicação recente, a organização reforça que a gratuidade no transporte não é apenas um recurso prático, mas uma medida de “justiça social e equidade,” dando a estudantes de diferentes condições econômicas a oportunidade de disputar o acesso à educação superior em igualdade de condições.
O movimento da Ubes lembra que, na última edição do Enem, mais de um milhão de estudantes utilizaram o passe-livre para se deslocarem aos locais de prova, demonstrando a relevância da medida. O passe-livre no transporte público representa uma vitória para muitos jovens, que se veem amparados em um momento decisivo para suas trajetórias educacionais e profissionais.