CBF afasta árbitros após polêmicas na série A do brasileirão
Os afastamentos ocorreram após uma rodada marcada por polêmicas envolvendo decisões dos árbitros em campo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou neste domingo o afastamento dos árbitros Ramon Abatti Abel, Braulio da Silva Machado e Flávio Rodrigues de Souza, que conduziram partidas da Série A no último sábado envolvendo Palmeiras x Fortaleza, Flamengo x Juventude e Vitória x Fluminense, respectivamente. Os árbitros de vídeo (VAR) Diego Pombo Lopez, Pablo Ramon, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e José Claudio Rocha Filho também foram afastados.
Os afastamentos ocorreram após uma rodada marcada por polêmicas envolvendo decisões dos árbitros em campo. No Allianz Parque, o Fortaleza expressou insatisfação com Ramon Abatti Abel devido a pênaltis marcados em lances de Titi e Pikachu. Já no Maracanã, o Juventude criticou o árbitro Braulio da Silva Machado, apontando descontentamento com a marcação de um pênalti para o Flamengo e a expulsão do jogador Nenê.
No Barradão, foi o Fluminense que contestou a arbitragem de Flávio Rodrigues de Souza, especificamente sobre um pênalti concedido ao Vitória nos minutos finais, após suposta falta de Lima em Matheuzinho.
Os árbitros VAR Diego Pombo Lopez e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, que estavam escalados para atuar em partidas da Série B na segunda-feira, foram substituídos e colocados em “avaliação de desempenho técnico”, conforme comunicado da Comissão de Arbitragem da CBF.
A sequência de decisões controversas reflete uma pressão crescente sobre a atuação da arbitragem e do VAR, que têm gerado discussões em meio à reta final do Campeonato Brasileiro.