Ali-Babá ainda vive
Ali-Babá é uma das lendas inspiradoras, e que vem sendo adaptada à nossa realidade universal
Personagem principal de um conto árabe incluído em As Mil e Uma Noites, Ali-Babá foi um mercador que enriqueceu quando descobriu a fórmula mágica («Abre-te, Sésamo») que dava acesso a uma caverna onde eram escondidos os tesouros de quarenta ladrões. Séculos se passaram, no entanto, esse conto nunca deixou de ser lembrado por muitas gerações, testemunhas de formação de muitos bandos, a maioria com mais membros que os do personagem inicial.
Ali-Babá é uma das lendas inspiradoras, e que vem sendo adaptada à nossa realidade universal que, há tempo foi tomada, não mais por bandos, mas por legiões, organizações e governos, que deixam de lado os princípios da moralidade, da honestidade, da honra e da justiça, para construir seus impérios de ladroagem, corrupção e extorsão.
Quem dera tivéssemos ficado somente na lenda do Ali-Babá, e não tivéssemos a triste sorte de ver o crescimento de muitos bandos e organizações criminosas desviando recursos que poderiam ser repartidos entre as camadas mais pobres de muitas nações. Os escândalos do dia a dia resultantes de esquemas imorais que envolvem os três poderes brasileiros, diminuem a esperança dos que vivem sob promessas de dias melhores. Quem dera tudo isso fosse só mais um conto das Mil e Uma Noites, e não uma realidade de milhões de dias de ilusão e subtração de projetos de crescimento, igualdade e liberdade.