Fortaleza recebe encontro internacional do G20 para discutir educação inclusiva e sustentável
Autoridades de países-membros estão reunidas para a terceira e última etapa do Grupo de Trabalho em Educação
A cidade de Fortaleza sedia, a partir desta terça-feira (29), eventos internacionais no setor educacional no âmbito do G20. Autoridades de países-membros estão reunidas para a terceira e última etapa do Grupo de Trabalho em Educação e para a Ministerial de Educação do G20. As discussões são focadas em três temas principais: a qualificação de profissionais da educação em nível internacional, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável por meio de recursos digitais, e o engajamento escola-comunidade.
O Grupo de Trabalho em Educação foi criado pelo G20 diante da necessidade de enfrentar o alto número de jovens que nem estudam nem trabalham, situação que gera impactos econômicos e sociais ao redor do mundo. Representando 85% do PIB global e dois terços da população mundial, o G20 busca, sob a presidência brasileira, promover uma educação mais equitativa e acessível. A Ministerial de Educação será realizada na quarta-feira (30), reunindo os ministros de Educação dos países-membros para discutir diretrizes comuns de incentivo à educação inclusiva.
A agenda educacional de Fortaleza não para por aí. Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a cidade sedia também a Reunião Global de Educação (GEM), organizada pela Unesco. O evento, que reunirá autoridades governamentais e representantes de organizações não governamentais, busca definir estratégias de aceleração para o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4, que trata do acesso à educação inclusiva, de qualidade e igualitária.
Essas reuniões acontecem num momento estratégico, com o Brasil exercendo, pela primeira vez, a presidência do G20 em seu formato atual. A série de encontros de 2024 culminará na Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, quando as pautas discutidas ao longo do ano serão revisitadas e fortalecidas pelos líderes globais.
A Agenda 2030 da ONU e os ODS representam um compromisso dos 193 Estados-Membros para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento sustentável até o final da década.