Lewis Hamilton diz que corre ‘em casa’ no GP de São Paulo e lembra ligação com Ayrton Senna
Heptacampeão ganhou novo status junto ao público após vitória em 2021; no ano seguinte, virou cidadão honorários.
O Brasil não tem um piloto titular no grid da Fórmula 1 desde o final de 2017, quando Felipe Massa se aposentou pela Williams. Mas Lewis Hamilton têm ocupado simbolicamente o posto de representante brasileiro nos últimos anos, em especial no Grande Prêmio de São Paulo.
O motivo? Nem ele mesmo consegue apontar um específico. Mas acredita que os bons resultados no Autódromo de Interlagos, somados ao respeito de fã que tem pela imagem de Ayrton Senna, fortalecem sua imagem com o público no Brasil.
“Você sabe quantas vezes eu tenho que responder a essa pergunta?”, brincou Hamilton em entrevista à Band, ao ser perguntado sobre o porquê desta conexão especial entre ele e o Brasil.
“Quero dizer, é um país muito diverso, muito multicultural e acho que a minha ligação com Ayrton sempre foi bastante única. Eu não sei, mas sinto que tenho um coração muito grande, e acho que os brasileiros têm corações muito grandes”, argumentou.
Lewis Hamilton venceu três vezes no Brasil: 2016, 2018 e 2021. Na terceira, comemorou com uma bandeira do país e foi saudado com festa pelo público em Interlagos. No ano seguinte, recebeu o título de cidadão honorário.
“Realmente parece (uma corrida em casa). Principalmente desde 2021. Mas desde 2022, agora como cidadão do Brasil”, afirmou. “Então, é um lugar que eu realmente amo. Eu passei o Ano Novo lá no início deste ano. Estou ansioso para estar lá, ao redor da cultura e das pessoas, das músicas, das cores… E a pista é incrível.”