Lira anuncia Hugo Motta como candidato à presidência da Câmara

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Compartilhe

A eleição para a liderança da Câmara dos Deputados está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como seu candidato à sucessão na presidência da Casa. A eleição para a liderança da Câmara dos Deputados está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2025. Em um pronunciamento realizado em frente à residência oficial da presidência da Câmara, Lira defendeu a escolha de Motta, destacando sua habilidade em dialogar com diversas forças políticas e unir setores aparentemente opostos do parlamento.

“Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta”, declarou Lira, que não pode concorrer à reeleição devido às restrições constitucionais para o cargo. Ao lado de Motta e outros aliados, o atual presidente afirmou que o candidato possui experiência e estará preparado para continuar a condução da Casa de forma convergente e em respeito ao plenário.

Hugo Motta, que está em seu quarto mandato e se tornou o primeiro candidato oficialmente lançado para a disputa, pode enfrentar outros postulantes, como os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Britto (PSD-BA). Lira afirmou que conversou com ambos os possíveis candidatos e reforçou a importância da governabilidade para a Câmara e para o país, alertando que “sem convergência não há governabilidade. E sem governabilidade, sofre o país. Sofre a população”.

Para evitar que a eleição da presidência da Câmara seja influenciada pelo projeto de lei (PL) de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, Lira anunciou a criação de uma Comissão Especial para avaliar o tema. Conhecido como o PL da Anistia, o projeto vinha sendo usado por alguns parlamentares como elemento de barganha eleitoral. A tramitação da proposta pode durar até 40 sessões do plenário, afastando-a do foco das eleições da Mesa Diretora e permitindo, segundo Lira, um debate mais aprofundado e menos contaminado por disputas políticas.

Hugo Motta é médico e iniciou sua carreira parlamentar em 2011. Ao longo de sua trajetória, destacou-se ao presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Petrobras, em 2015, e ao relatar a PEC do Orçamento de Guerra, que flexibilizou os gastos públicos durante a pandemia de covid-19.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content