Sobral precisa de reparos na educação

Compartilhe

Para onde estão indo os jovens com formação técnica?

A educação municipal de Sobral, de um certo tempo para cá, divide opiniões entre modelar e misteriosa. Os que a julgam modelar estão voltados apenas para as primeiras séries, enquanto que os observadores do ensino médio se espantam com o mistério da distorção existente entre as formas, uma vez que os alunos que começam brilhando no fundamental, passam a ter péssimos resultados quando chegam no médio.

A descontinuidade do processo de formação não é fácil de ser compreendida, nem tampouco ser explicada, especialmente quando ocorrem episódios em que alunos são ovacionados no fundamental, mas quando saem dele não conseguem sequer obter uma nota cinco nas escolas militares.

A partir do programa Escola Nota 10, a educação sobralense passou a servir de modelo para o Brasil e até outros países. No entanto, essa performance já não está mais sendo alcançada, e o fato causa transtornos aos operadores do sistema que se tornou mais arrecadador que educador.

Também causa admiração a grande quantidade de escolas profissionalizantes de Sobral e a falta de profissionais em diversos segmentos de mercado. Para onde estão indo os jovens com formação técnica? Como se justifica a cidade ter tantas escolas e ser uma das mais violentas do país? A futura gestão, através do novo secretário, tem o dever moral de elucidar esse tipo de mistério e dar à educação de Sobral não apenas escolas Nota 10, mas alunos Nota 10.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content