OpenAI integra buscador web ao ChatGPT para competir com Google e Bing
O buscador do ChatGPT pode ser acessado em todas as plataformas.
A OpenAI lançou um recurso de busca integrado ao ChatGPT, posicionando a inteligência artificial generativa como um novo concorrente para o Google, Bing e outros buscadores. A ferramenta estava sendo testada com um número limitado de usuários e agora será disponibilizada para todos.
Funcionando na mesma interface do chatbot, o SearchGPT, como o mecanismo era chamado na fase beta, combina as capacidades dos modelos de linguagem com a busca na web. Ele pesquisa automaticamente com base nas perguntas, mas pode ser acionado manualmente, se o usuário quiser, clicando em seu ícone.
“Agora, o chat pode levar você a uma resposta melhor: faça uma pergunta de uma forma mais natural e coloquial, e o ChatGPT pode escolher responder com informações da web. Vá mais fundo com perguntas de acompanhamento, e o ChatGPT considerará o contexto completo do seu chat para obter uma resposta melhor para você”, diz a companhia.
Na busca do ChatGPT também são exibidos resultados atualizados de eventos esportivos, informações do mercado financeiro, previsão do tempo e as últimas notícias, além de mais detalhes. Outra novidade é a inclusão de links para fontes nas conversas com o bot, visualizados em uma barra lateral.
O buscador do ChatGPT pode ser acessado em todas as plataformas nas quais a IA generativa está disponível, como na versão web da tecnologia. Os apps do bot para dispositivos móveis (Android e iOS) e desktop (Windows e macOS) também terão o recurso integrado.
De acordo com a OpenAI, o mecanismo de busca na web da IA chega primeiro para os assinantes das modalidades ChatGPT Plus e Team, bem como para as pessoas inscritas na lista de espera do SearchGPT. Os usuários Enterprise e Edu terão acesso à função nas “próximas semanas”.