Tema da redação do Enem 2024 aborda valorização da herança africana
Os participantes do Enem realizaram no primeiro dia as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas
Neste domingo, 3 de novembro, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, através de sua conta na rede social X. A proposta escolhida – “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” – leva os estudantes a refletirem sobre a importância de reconhecer e valorizar as influências africanas na construção da identidade cultural do país e a enfrentar os desafios que permeiam essa valorização.
Além da prova de redação, que iniciou às 13h30 e terminou às 19h (horário de Brasília), os participantes do Enem realizaram no primeiro dia as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. No caso da redação, o exame exige um texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas, em que o candidato deve apresentar uma visão crítica sobre a questão proposta, embasando-se nos textos motivadores e em conhecimentos adquiridos durante sua formação escolar.
Para garantir um bom desempenho, os estudantes devem observar as cinco competências essenciais que compõem a avaliação. Primeiramente, é necessário demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. Em seguida, é preciso compreender a proposta de redação e mobilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para desenvolver o tema, mantendo-se fiel ao modelo dissertativo-argumentativo. Também é fundamental que os candidatos sejam capazes de selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos de maneira clara para sustentar seu ponto de vista.
Outro ponto avaliado é o uso adequado dos recursos linguísticos que sustentam a argumentação e, por fim, a elaboração de uma proposta de intervenção. Esta última deve indicar soluções para o problema apresentado, respeitando os direitos humanos. A proposta precisa ser bem embasada, concreta e viável, oferecendo uma resposta ao desafio de promover a valorização da herança africana na sociedade brasileira.
Como em anos anteriores, o desrespeito às regras da redação do Enem pode levar a penalidades severas. Fugir do tema, escrever um texto muito curto, desconectar-se propositalmente da proposta ou apresentar argumentos que desrespeitem a estrutura exigida são atitudes que podem resultar em nota zero. Ao longo dos anos, o Enem tem se consolidado como uma plataforma importante para discutir temas sociais relevantes e estimular a reflexão sobre questões fundamentais para o Brasil, e a valorização da herança africana, com seus muitos desafios, é certamente uma delas.