Brasil adota novo esquema de vacinação contra poliomielite com vacina injetável

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

A medida visa alinhar o programa nacional às práticas de países como os Estados Unidos e membros da União Europeia

A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde do Brasil implementa um novo esquema de vacinação contra a poliomielite, substituindo as duas doses de reforço da vacina oral (VOPb), conhecida como “gotinha”, por uma dose da vacina inativada (VIP), que é administrada de forma injetável. A medida visa alinhar o programa nacional às práticas de países como os Estados Unidos e membros da União Europeia, que já adotaram o esquema injetável.

O novo cronograma inclui três doses da vacina injetável VIP aos 2, 4 e 6 meses de idade, com uma dose de reforço aos 15 meses. De acordo com o Ministério da Saúde, essa mudança promete fortalecer a eficácia do esquema vacinal e melhorar a proteção contra a poliomielite. Os estados já receberam as orientações para preparar os municípios para a transição.

A pasta também informou que as doses ainda lacradas da vacina oral bivalente serão recolhidas até 31 de novembro. A partir de agora, as salas de vacinação disponibilizarão exclusivamente a versão injetável.

Mesmo com a mudança, o icônico personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980 para incentivar a vacinação infantil, seguirá representando as campanhas de imunização. “O Zé Gotinha é um símbolo importante na luta pela vida e um aliado na educação sobre vacinas e combate à desinformação,” afirmou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content